Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Governo despadroniza envio de dados suspeitos por juntas ao Coaf

Repasse de informações perde padrão nacional e fica a cargo de cada junta comercial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No mesmo dia em que o presidente do STF, Dias Toffoli, suspendeu inquéritos com dados de órgãos de controle, o governo federal alterou a forma como juntas comerciais precisam informar indícios de lavagem de dinheiro ao Coaf.

O repasse dessas informações é previsto em lei. Desde segunda-feira (15), porém, não há mais um padrão para ser seguido ao sinalizar se há suspeita de irregularidades. Segundo advogados, caberá a cada junta definir suas diretrizes.

Burocracia Para José Augusto Martins, do escritório Trench Rossi Watanabe, revogar a padronização do envio de dados pode fazer sentido porque o modelo anterior gerava burocracia. 

Aviso A mudança estava fora do radar, diz Walter Ihoshi, presidente da Jucesp. “No mês passado tivemos reunião com algumas pessoas do Coaf, que conversaram conosco sobre melhorar a qualidade das informações enviadas. Da nossa parte, não muda o envio de informações”, diz ele.

Impacto  A secretaria especial de Desburocratização diz que as investigações não serão afetadas. “A obrigação já está prevista na lei, e o Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração encaminhou circular ratificando que as juntas continuam obrigadas a cumpri-la.”

Sale As vendas nas primeiras 24 horas do Amazon Day, promoção de dois dias da Amazon, bateram as do mesmo período da Black Friday 2018 no site da empresa. Mais de 80 mil ebooks foram vendidos.

À França A Câmara de Comércio Internacional do Brasil se reuniu com Michel Miraillet, embaixador da França no Brasil, para apoiar o Acordo de Paris. Enviaram uma mensagem a Emmanuel Macron: “As empresas brasileiras têm compromisso irrevogável com o clima”, disse Gabriel Petrus, diretor da ICC Brasil.

Imposto único? Ao mesmo tempo em que o secretário da Receita, Marcos Cintra, dizia nesta terça (16) em Brasília que a reforma tributária do governo será enviada ao Congresso em breve, o vice Hamilton Mourão prestigiava, em São Paulo, o lançamento de outra proposta, a do Brasil 200, grupo de empresários que apoiam Bolsonaro.

Pai e filhos Mourão teve seu discurso interrompido por aplausos da plateia do evento ao dizer que a família é o núcleo da sociedade. “Se você desmancha a família, vai desmanchar a sociedade. Essa é a luta do presidente, para que a família tradicional continue a ser a coluna vertebral.”

Distração Reunidos no evento do Brasil 200 nesta terça para apoiar o lançamento da proposta de imposto único, representantes de entidades setoriais afirmaram que o senso de urgência das reformas não pode ser desviado por temas ligados à família presidencial.

Expert Bolsonaro está expert em criar “probleminhas paralelos”, segundo Hermes Figueiredo, presidente do Semesp (sindicato de mantenedoras de ensino superior).

Impensado “É uma atitude impensada porque temos assuntos como esse [tributário] tão importantes. Não há necessidade de criar tema paralelo que só causará desgastes”, afirmou o presidente do Semesp. 

Obstáculos Emerson Luiz Destro, presidente da Abad (de atacadistas e distribuidores), afirma que, na prática, o nome do ocupante do posto diplomático em Washington não interfere em seu setor, mas toda especulação atrapalha o cenário positivo de mudanças. 


PROSA

“Acredito no Brasil e nesse novo governo, apesar das coisas engraçadas que vemos acontecendo, a intenção de reforma é o que fica para mim. Precisávamos passar por essa faxina"

Cristiana Arcangeli
dona da marca Beauty’in e apresentadora do reality show de empreendedorismo Shark Tank

Com Igor Utsumi e Paula Soprana

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.