Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Luciano Hang é saudado como astro de rock em evento com investidores

Dono da Havan participou com outros empresários em debate organizado pela XP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ministro Sergio Moro não foi o único ovacionado por empresários, investidores e gente do mercado na conferência da XP em São Paulo nesta sexta (5).

Outro queridinho no evento (que termina neste sábado e deve receber 30 mil pessoas em três dias) foi Luciano Hang, dono da Havan. De terno verde, gravata amarela e meias listradas com as duas cores, ele ofuscou nomes como Flavio Rocha (Riachuelo) e João Appolinario (Polishop) ao subir no palco com pose de rockstar, saudando a plateia aos gritos sob aplausos prolongados.

Luciano Hang, dono da Havan, em evento do mercado financeiro
Luciano Hang, dono da Havan, em evento da XP na última sexta (5) - Folhapress

Plateia No mesmo palco, nem Salim Mattar —secretário de desestatização, que assumiu o posto com a promessa do governo de gerar R$ 990 bilhões com privatizações— agradou tanto.

Deixa pra lá Mattar usou a maior parte de seu tempo de palestra para incentivar o setor privado a trabalhar na gestão pública. Segundo ele, para ajudar o Brasil. O recente enxugamento no plano de privatização foi assunto minimizado no debate promovido pela XP.

Tabus Ao fim da apresentação dos empresários, a coluna abordou Hang para uma entrevista nos fundos do palco. Questionado se os congressistas estão de parabéns pelo desenrolar da Previdência, Luciano Hang desconversa a princípio.

E escapa de novo na pergunta seguinte, quando a coluna quer saber o nome do costureiro de seu terno bem cortado. “Gostaste? Lindo, né? Não... o meu fornecedor que fez o terno. Tá, e aí, qual era a outra pergunta?”, diz o empresário.

A outra pergunta era sobre o papel do Congresso na evolução da reforma da Previdência. “Acho que ele está ciente da responsabilidade dele. Agora é o seguinte, não tem que ter privilegiados. Quando a gente vê alguém dizendo ‘vamos separar aí esse pessoal’, não tem cidadão de primeira e segunda categoria. Todos são iguais”, disse Hang.

Juventude Sobre a tentativa feita por Bolsonaro nesta semana para beneficiar policiais na reforma, Hang foi assertivo: “Acho que ele tentou, digamos, ajudar uma categoria. Eu acho que não tem que ajudar categoria nenhuma. Eu acho que 55 anos para um policial... Eu estou com 56 anos, estou novo", disse o empresário.


Prosa

“Não existe um salvador da pátria. Todo mundo está trabalhando. Eu acho que o Congresso é o protagonista disso tudo"
Luciano Hang
dono da Havan, sobre a aprovação da reforma da Previdência na comissão especial da Câmara

Novos tempos Brasileiros que participaram de encontro do Fórum Econômico Mundial em Dalian, na China, nesta semana, voltaram impressionados com o discurso do premiê chinês Li Keqiang.

Abertura Ele interagiu com empresários no local e falou sobre corte de tarifas e políticas para atração de investimento estrangeiro —tudo menos de uma semana depois do encontro do G20, que simbolizou uma trégua na guerra comercial com os EUA.

Fim de prazo O presidente Jair Bolsonaro tem até segunda-feira (8) para sancionar a medida provisória que cria a autoridade de proteção de dados pessoais. Há uma série de pedidos de vetos vindos do governo e do setor privado.

Blindagem A Brasscom, associação de empresas de tecnologia, fez alguns pedidos ao presidente, entre eles o de barrar o poder da autoridade em realizar auditorias de fiscalização em empresas e na administração pública.

Forno O consumo energético subiu em praticamente todos os setores da economia brasileira em maio, em relação ao mesmo mês de 2018, segundo a comercializadora Comerc, que analisa mais de 900 empresas que compram energia no mercado livre. O maior gasto costuma ser considerado um indicador de que a economia ganhou tração.

Base baixa O motivo para a alta, porém, não é tão animador. Maio do ano passado foi marcado pela crise dos caminhoneiros, que fez despencar a atividade industrial.

Luz acesa A situação é particularmente ruim para a indústria de manufaturados, que inclui produtores de insumos intermediários e de bens finais do setor madeireiro. Mesmo na comparação com o mês da paralisação, houve queda de 1,26% no gasto de energia.

Exportação A consultoria brasileira de gestão Visagio inaugurou seu quarto escritório fora do Brasil. Fica em Sydney, na Austrália. A companhia já tem uma operação no país, na cidade de Perth.

com Igor Utsumi e Paula Soprana

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.