Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Especialistas reavaliam prazos de arbitragem

Maior problema da modalidade está na perícia, que tem tomado tempo nos acordos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Vista como saída contra a morosidade da Justiça e crescendo exponencialmente a cada ano, a arbitragem começa a ser encarada com ressalva. A alta procura veio acompanhada de casos mais complexos, em especial na construção e na infraestrutura, setores em que os acordos se arrastam mais.

“Diante da complexidade dos casos, o grande problema da arbitragem hoje está na perícia”, diz Selma Lemes, advogada especialista no assunto. Segundo ela, a média dos processos em cinco grandes câmaras de arbitragem é de 19,6 meses, de acordo com dados de 2017. “As vezes a perícia toma um ano desse tempo”, afirma.

Para Adriana Braghetta, da área no L.O. Baptista Advogados, procedimentos de PPP, administração pública e que envolvem perícia de engenharia têm se prolongado em relação aos demais. “Todo mundo quer reduzir o tempo da perícia. Uma das soluções é antecipá-la nos processos.”

Especialistas em arbitragem alegam que os processos andam cada vez mais difíceis e crescentes, e por isso é natural que demorem mais. Dos 981 procedimentos arbitrais instaurados nos últimos 30 anos no 
CAM-CCBC (Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá)— um dos maiores do país—, 50% vêm desde 2014.

Leia a coluna completa aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.