Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Mercado de TI pode ter deficit de 240 mil profissionais até 2024, indica pesquisa

Segundo associação, alta evasão de alunos em cursos superiores é uma das causas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O deficit de profissionais para postos da área de software e serviços de tecnologia pode ser de 260 mil pessoas até 2024, de acordo com estudo que a Brasscom (associação do setor) vai apresentar nesta quinta-feira (22).

A pesquisa levou em conta uma extrapolação do número de funcionários que deverão ser necessários para o setor considerando a expectativa de crescimento dele.

Sergio Galindo, presidente da associação, afirma que a demanda cresce mais rápido do que a formação de profissionais por causa de fatores como baixa procura de cursos e pela alta evasão de alunos, em especial aqueles que não têm acesso a programas como ProUni e Fies.

Ele aponta que, por ano, são oferecidas 381 mil vagas no ensino superior para a área de tecnologia. Porém apenas 120 mil resultam em matrículas e somente 10% dos que iniciam um curso na área termina, segundo a Brasscom.

Galindo diz que a falta de profissionais no setor já é sentida atualmente. 

"Existe uma briga ferrenha. Uma empresa consegue contratar um profissional da outra e, em seguida, perde um seu para a rival e segue com vagas sem serem preenchidas."

O executivo defende que o problema pode ser superado a partir de ações como melhora na qualidade do ensino no setor, ampliação de cursos Tecnólogos (mais curtos e baratos), e aumento de bolsas de ensino e do engajamento de empresas na contratação de  aprendizes e estagiários.

"É preciso que as empresas ajudem os jovens a se formarem para terme gente qualificada no futuro", afirma.

Leia a coluna completa aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.