Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Indústria vê retomada diplomática em viagens de Bolsonaro

Com visitas à Ásia e ao Oriente Médio, presidente terá visitado países que fazem 50% do comercio com o Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Volta ao mundo Após as viagens que Jair Bolsonaro fará à Ásia e ao Oriente Médio na semana que vem, ele terá visitado países que, juntos, são responsáveis por metade do comércio exterior brasileiro, segundo levantamento da CNI. As viagens são vistas por representantes da indústria brasileira como uma retomada da ativação da diplomacia presidencial, que vinha parada nos últimos quatro anos pelo governo Michel Temer, que circulou pouco, e Dilma Rousseff, devido às turbulências políticas.

Presença Apesar da agenda política de Bolsonaro nas visitas, a diplomacia presidencial cria expectativas econômicas. “Há pontos que só avançam na relação com outros países quando se faz a viagem do presidente. Uma coisa típica é assinatura de acordos”, afirma Diego Bonomo,  gerente-executivo da CNI. 

Novos amigos Outra expectativa, diz a CNI, é que as visitas presidenciais abordem o combate de barreiras e abram mercados sem tradição de comércio com o Brasil.

Fronteira “O setor empresarial prefere mercados com quem o Brasil já tem integração econômica. Mas a visita do presidente gera interesse em explorar oportunidades com os não tradicionais, como África e Ásia”, diz Bonomo.

Bagagem Após a cúpula dos Brics, que acontece no Brasil em novembro, Bolsonaro terá se encontrado com países que correspondem a mais de 54% das importações e exportações brasileiras.

Embarque Gustavo Kuster, diretor do Inmetro, vai à China para ser eleito membro do conselho de avaliação da conformidade da entidade de normalização International Electrotechnical Commission.

Chama o síndico A Lello fez parceria com a imobiliária alagoana Zampieri para atuar fora do estado de SP pela primeira vez e administrar edifícios em Maceió. A paulista vai usar sua tecnologia para operações enquanto a alagoana prestará consultoria e atenderá síndicos e moradores.

Segredo Marcelo Odebrecht deu palestra a alunos da FGV em um curso de compliance na terça (15) sob a condição de que nada do que ele falasse na sala seria vazado, mas os relatos de quem estava lá começaram a circular na escola. 

Substitutos Marcelo teria dito aos estudantes que um dos efeitos da derrocada de construtoras brasileiras envolvidas na Lava Jato será a substituição por estrangeiras. Dirigentes de empresas do setor que não participaram dos escândalos discordam. Dizem que restaram muitas companhias brasileiras com capacidade e apetite para grandes obras. 

Pactos claros Procurado pela coluna por meio de sua assessoria de imprensa, Marcelo Odebrecht responde que não vai revelar o conteúdo de sua apresentação aos alunos da FGV porque quer ser coerente com o sigilo que acordou com os jovens.

O empresário Marcelo Odebrecht - Heuler Andrey - 1.set.2015/AFP

Garrafa no mar Após o aval dado pela Anvisa nesta sexta-feira (18), envasadoras de água dessalinizada se preparam para levar o produto ao mercado brasileiro em 2020. A empresa Ocean Par está captando investimentos de US$ 15 milhões para abrir duas fábricas em Bertioga (SP).

Tempero Segundo Silvio Paixão, sócio da Ocean Par, a empresa já exportou para mercados de baixa abundância de água doce, mas suspendeu as operações para reformular o processo. Agora também quer fazer condimentos com o que sobra do tratamento da água do mar.

Só que não O Boticário lança uma campanha com Gisele Bündchen, nesta segunda-feira (21), mas em vez de exibir a imagem da top, a marca vai usar 8 mil embalagens vazias para estampar vitrines de três unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

Do lixo ao luxo A empresa quer chamar a atenção para seu programa de logística reversa, o Boti Recicla. O letreiro das lojas será trocado pelo nome do projeto. A ação com os resíduos coletados pela rede vai até dia 10 de novembro.

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini
 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.