Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Mesmo com turistas da São Silvestre, vendedor de rua não se empolga

Artesãos e vendedores de brigadeiro e cocada se queixam das vendas baixas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Corrida A avenida Paulista lotou nesta segunda-feira (30), um dia antes da Corrida Internacional de São Silvestre, com turistas estrangeiros e brasileiros de todo o país. Mas o movimento não animou os novos empreendedores, trabalhadores sem carteira assinada que tentam a vida por conta própria, dividindo espaço nas calçadas. Artesãos recém-chegados e vendedores de produtos como brigadeiro e cocada se queixavam das vendas baixas, apesar da multidão.

Imagem de ambulantes na Paulista; turismo da São Silvestre não animou na segunda (30)
Imagem de ambulantes na Paulista; turismo da São Silvestre não animou na segunda (30) - Gabriel Cabral/Folhapress - 18nov2018

Meia dúzia Os artesãos Letícia Rodrigues e João Lopes, que fabricam miniaturas de capacetes de motoqueiros, tinham vendido apenas seis peças na tarde desta segunda. Ele diz que as vendas se aqueceram antes do Natal, mas depois desaceleraram.

Sola de sapato Segundo o sapateiro Vagner Martins, que faz reparos na hora, o faturamento equivale a dois terços dos dias normais, quando os trabalhadores dos escritórios o procuram para trocar solas e saltos. Nesta segunda, ele atendia a corredora Angelia Moraes, do Mato Grosso, que foi à avenida conhecer o percurso da São Silvestre, mas a sapatilha rasgou. 

Refresco Segundo Edson Dantas, da banca Gazeta, as vendas caíram 60% por causa das férias das escolas e faculdades próximas ao seu ponto de venda. Só as bebidas e outros produtos da geladeira têm saído para os turistas nos dias quentes.  

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo: 

Multa do Facebook é considerada marco de privacidade depois de caso da Oi em 2014 

GPA vai para Novo Mercado na Bolsa 

Consumidor poderá enviar vídeo ao Procon-SP quando se sentir lesado 

Funcionários do INPI articulam resistência contra possível extinção

Com Paula Soprana, Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.