Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Presidente de dona da Sadia defende cautela para evitar desabastecimento

Lorival Luz tem se dedicado a explicar cadeia produtiva do setor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Estômago Quando as primeiras medidas de restrição de circulação começaram a ser discutidas por estados e municípios, na semana passada, levantando preocupações com o abastecimento de alimentos, Lorival Luz, presidente da BRF (dona das marcas Sadia e Perdigão), assumiu nova atribuição: explicar a cadeia produtiva, destacando, desde a importância de ter borracharia nas estradas até as embalagens. Na sexta, em conferência com Bolsonaro e empresários, Luz falou da necessidade de preservar o fornecimento.

Dominó “A nossa indústria começa no produtor que colhe o grão. Precisa de um caminhão com um motorista para levar à fábrica de rações, onde alguém tem de estar trabalhando, e depois distribuir para granjas, incubatórios de aves, suínos”, afirma Luz.

Fome Se a cadeia for rompida, os animais morrem, disse o executivo à coluna. “E gera um outro problema, que é o processamento sanitário dessa enorme quantidade de animais”, afirma.

Prato “Depois começa uma segunda etapa: o transporte até as fábricas. Lá, o nosso time produz, faz nuggets, presunto, lasanha. É uma atividade de pessoal intensivo e precisa de embalagens, que chegam de caminhão. Se fura um pneu, precisa ter uma borracharia”, diz Luz.

Aula O executivo segue explicando em detalhes o caminho até a prateleira do supermercado e pequeno varejo de bairro, onde há mais trabalhadores para repor os produtos.

Palmas Neste domingo (22), entidades do setor como Abia(alimentos), Abicab (chocolates e balas), Abrafrigo (frigoríficos), ABPA (proteína animal), Abir (refrigerantes)e Abiec (indústrias exportadoras) convocaram um aplausaço nas janelas para homenagear seus trabalhadores da indústria de alimentos.

O executivo Lorival Luz, presidente global da BRF - Reprodução

Prosa

“Conseguimos ficar meses sem comprar uma roupa. Mas não ficamos uma semana sem comer."
Lorival Luz, Presidente global da BRF

A coluna Painel S.A. está disponível por temas. Para ler outros assuntos, clique abaixo:

Sindicatos buscam acordo com empresas para evitar corte de emprego e salário

Consumidor vai economizar com brinquedo e item de moda, diz consultoria

Empresa de ônibus se queixa de medidas que atingem o setor

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.