Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Coronavírus

Indústria de limpeza corre para usar imagem do coronavírus

Anvisa autoriza produtos que já comprovaram eficácia contra vírus parecido a fazerem propaganda indireta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Espuma A pandemia chegou ao Brasil há aproximadamente três meses, mas o causador da Covid-19 ainda vai provocar uma forte disputa no mercado de higiene e limpeza, de acordo com as previsões de quem acompanha a indústria de perto. O desenho do coronavírus começa a ter protagonismo nas propagandas e nas embalagens dos produtos que prometem eliminá-lo, e esse movimento inicial já tem sido escrutinado por concorrentes e órgãos reguladores.

Água O primeiro ruído veio neste mês, quando a Tixan-Ypê imprimiu a ilustração de um vírus parecido com o coronavírus no pacote de um sabão em pó, mas foi questionada na Justiça pela rival Unilever, teve um processo aberto no Conar e uma suspensão do órgão de defesa do consumidor no Ministério da Justiça.

Bolha O desejo de muitos fabricantes agora é associar seus produtos à ideia de combate à doença. Embora os especialistas tenham ensinado que álcool em gel ou água e sabão sejam eficazes para preveni-la, a Anvisa diz que há restrições para comunicar esse tipo de atributo ao consumidor.

Enxágue É no terreno da regulação que a indústria compete. Segundo a Anvisa, até agora, o lenço umedecido desinfetante recém-lançado pela Omo é o único produto no Brasil que apresentou laudo de eficácia contra o Sars-CoV-2. O registro é uma vantagem competitiva que coloca a Unilever, dona da marca, à frente na corrida.

Rótulo Mas a Anvisa também autoriza outras empresas que já comprovaram eficácia contra vírus parecido, como o H1N1, a fazerem propaganda indireta. Nesses casos, podem dizer que seus produtos ajudam a combater micro-organismos semelhantes.

com Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.