Fechados em casa, os consumidores frearam as compras de maquiagem, creme para barbear e bronzeadores. Os produtos estão entre os que registraram maior queda nas vendas entre janeiro e junho deste ano, segundo levantamento feito pela Nielsen Brasil.
"Categorias de frequência de compra mais lentas, muito utilizadas fora de casa, apresentam queda pelo isolamento social", afirma Margareth Utimura, da Nielsen.
O volume de vendas de bronzeadores despencou 33,5% no primeiro semestre. Em segundo e terceiro lugares no ranking de maiores quedas vêm fraldas descartáveis e curativos antissépticos (-24,2% e -9,7%, respectivamente). Maquiagem fica em quinto lugar, com redução de 6,2%. Na categoria cremes para barbear, a diminuição no volume de vendas foi de 2,5%.
Enquanto o isolamento social explica a redução em parte desses produtos, em outros o fator principal foi a piora na renda dos consumidores. Para Utimura, a queda nas vendas de fraldas resulta dessa restrição financeira vivida por parte da população.
Com Fernanda Perrin
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.