Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Coronavírus

Um dos principais remédios para parar de fumar sofre desabastecimento na pandemia

Pfizer, fabricante do Champix, prevê normalização apenas em julho de 2021

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Champix, medicamento da Pfizer para ajudar a parar de fumar, que muitos médicos consideram como o principal produto para tratamentos do tipo, está passando por uma crise de desabastecimento. E a previsão da multinacional é que o problema seja resolvido apenas em julho de 2021. Os consumidores começaram a sentir a falta do Champix nas farmácias desde o início da pandemia, um momento crítico que vem elevando o consumo de cigarros, segundo pesquisas.

imagem de um cigarro queimado com cinzas
Pfizer estima que abastecimento do produto só será normalizado em julho de 2021 - Zanone Fraissat/Folhapress

Procurada, a empresa afirma que o motivo do desabastecimento foi "uma adequação regulatória do local de fabricação e exportação do produto". A Anvisa não se manifesta.

"Eu não sei como a Anvisa e a Pfizer podem flexibilizar isso, mas não dá para ficar sem o produto em um momento como esse, em que o tabagismo é alto fator de risco para piora do prognóstico [da Covid-19]", diz a cardiologista Jaqueline Scholz, diretora do programa de tratamento do tabagismo do Incor.

Há relatos de pacientes buscando restos de remédios que sobraram de outros ex-fumantes que já haviam encerrado o tratamento.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.