Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Coronavírus

Cimenteiras atribuem reajuste de preço a alta nos custos

Preço do produto subiu na pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em obras O reajuste aplicado pelas cimenteiras na pandemia provocou reação na indústria da construção civil, mas também atingiu o varejo de material de construção, que recebeu o repasse em um momento de alta da demanda puxada por pequenos clientes em busca de produtos para reformas pontuais, o chamado consumo formiga. O Painel S.A. teve acesso aos avisos de aumento enviados pelas fabricantes, que atribuem a variação a um crescimento nos custos de produção.

Betoneira Procuradas pela coluna, InterCement, Ciplan, Zumbi e Elizabeth não comentaram. A Votorantim atribui a inflação, câmbio, medidas de combate à covid e logística.

Puxadinho O auxílio emergencial de R$ 600 ajudou a turbinar o consumo nas lojas de material de construção. Segundo a Anamaco, entidade que representa o setor, 54% dos varejistas relataram alta nas vendas no mês passado. Parte do auxílio vai bancar o aumento no preço, segundo aqueles que questionam os reajustes das cimenteiras

Balança O setor também levanta preocupação com o impacto desse aumento nos custos de obras públicas já contratadas, que podem sofrer desequilíbrio financeiro. Além do cimento, também há queixas de altas nos preços de outros insumos no Paraná, como aço vergalhão (10%), concreto usinado (20%) e PVC (40%).

VEJA OUTROS TEMAS ABORDADOS PELA COLUNA

  1. Demissão de doméstica cresce na pandemia, diz sindicato
  2. Fluxo de clientes em shoppings ainda é baixo
  3. Disputa por túnel ou ponte entre Santos e Guarujá volta a esquentar
  4. Capital paulista aprova sua própria Lei da Liberdade Econômica

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.