Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Mercado de bicho de estimação espera aquisições de fabricantes de acessórios

Consolidação já atingiu varejo, ecommerce e outros segmentos pet

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Matilha Em mais um passo na direção da consolidação, o mercado de bichos de estimação viu nesta sexta-feira (4) o petshop online Petlove comprar a Vetus, uma empresa de software de gestão para clínicas e outros estabelecimentos veterinários.​ E nas próximas semanas, o setor deve ver novas transações saindo no segmento de acessórios.


Faro O setor tem se mostrado resiliente a crises. Vai atravessando bem a pandemia. Nos últimos meses, a própria Petlove recebeu aportes de Softbank e L Catterton. Os bichos vêm ocupando o noticiário de negócios com a abertura de capital da rede Petz e a entrada da Treecorp na marca de acessórios Zee Dog, entre outros acontecimentos.

Instinto Para Felipe Camargo, sócio da empresa de fusões e aquisições Setter Investimentos, faz sentido esperar que o setor se mova nesta direção. "O mercado pet já viu a formação de ondas de consolidação no varejo, no ecommerce, nos medicamentos, nas rações, nas clínicas e hospitais. Agora, o que está crescendo, realmente, e está maduro são os acessórios", diz.

Pelagem Esse mercado tem centenas de fabricantes de brinquedos, pelúcias, vestuário e outros objetos para animais, que são pequenos negócios espalhados pelo país e poderiam se unir, segundo especialistas no setor. São raros os casos de empresas de médio porte com faturamento superior a R$ 100 milhões e elas têm recebido contatos de fundos interessados.

Osso Segundo Nelo Marraccini, presidente-executivo do Instituto Pet Brasil, o desafio para a consolidação no segmento é o tíquete médio baixo das compras. O mercado pet brasileiro é muito grande, mas, ao contrário do que acontece na Europa, onde marcas de luxo têm destaque, o consumidor brasileiro dá muita atenção aos preços. Isso favorece uma produção semi-artesanal, afirma.

VEJA OUTROS ASSUNTOS ABORDADOS PELA COLUNA

Anatel deve votar a favor do plano de recuperação judicial da Oi ​

Cegos vão ao Congresso e ao governo reclamar da nota de R$ 200

Fábrica de doces adere ao veganismo e lança bala sem gelatina bovina

Após protestos, entregadores de aplicativo vão a Brasília

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.