O mercado imobiliário incorporou mudanças de hábitos trazidas pela pandemia. Parte dos empreendimentos da Gafisa agora têm central de coleta de compras online para receber e distribuir as encomendas dos moradores. Trisul e Even dizem que o coworking também virou prioridade.
Para além da pandemia, o reaquecimento recente trouxe um interesse maior do consumidor por design. "As pessoas querem propor coisas mais criativas e tem mais possibilidade de materiais como painéis metálicos e madeira”, diz Mônica Junqueira, professora da FAU-USP.
Na construção, a Gafisa afirma que, além da tendência das fachadas pré-fabricadas, que economizam o uso de aço e concreto, outros sistemas merecem atenção. Estruturas de madeira, como as usadas nas casas americanas, poderão ganhar popularidade no Brasil, mas antes precisam superar uma barreira cultural do consumidor.|
Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini
LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.