Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Para empresários que defendem reforma tributária, mudança só virá em 2021

Grupo Brasil 200 diz que antes é preciso diminuir a máquina pública

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tempo Enquanto a reforma administrativa ocupa a cena, o grupo de empresários Brasil 200, cuja principal bandeira é a defesa de um modelo de reforma tributária proposto por seus fundadores ligados ao varejo e aos serviços, jogou a toalha, ao menos até dezembro. Gabriel Kanner, presidente da organização, concluiu que não há mais tempo hábil em 2020. A espera pode ser favorável, porque Rodrigo Maia, que é contra o projeto dos empresários do grupo, encerra seu mandato na Câmara em fevereiro de 2021.

Gabriel Kanner - Formado em Relações Internacionais na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM); trabalhou na empresa de shopping centers Ancar Ivanhoe, e depois na varejista Riachuelo como gerente comercial. Inconformado com os rumos do país, Gabriel decidiu interromper sua carreira como executivo para dedicar-se à causa política. Atualmente é presidente do Instituto Brasil 200.
Gabriel Kanner, presidente do grupo de empresários Brasil 200 - Divulgação

Ordem Questionado se a saída de Maia favoreceria a campanha do Brasil 200 pelo imposto sobre transações financeiras, Kanner nega. "Defendemos parte do que está sendo debatido no Congresso. Acredito que pode haver um IVA no Brasil, como estão discutindo. O nosso principal ponto é a desoneração da folha de salários", diz.

Fila Segundo Kanner, a vantagem de deixar a tributária depois da administrativa é que elas se complementariam. "Sempre acreditamos que o caminho correto era esse. A tributária é uma discussão de como pagar os impostos para financiar a máquina pública. Mas ela está inchada, então, primeiro precisa estar no tamanho adequado", diz.

VEJA OUTROS TEMAS ABORDADOS PELA COLUNA

  1. Às vésperas dos 140 anos, Hering prepara sucessão
  2. Nestlé vai vender achocolatado orgânico
  3. Setor de saúde diz que reforma tributária encarece válvula cardíaca e prótese de joelho
  4. Participação do online no financiamento de veículos chega a quase 100% em banco
  5. Banco Central envia alerta de sinais de irregularidades em prefeituras de SP
  6. Youtuber elogiada por Olavo de Carvalho suspende vídeos gratuitos

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.