Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Banco do Brasil

Aposentados da Nossa Caixa estudam ação contra BB após reajuste de planos de saúde

Reajustes em planos antigos e aportes para novo pacote de assistência médica afetam 12.500 ex-funcionários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ex-funcionários da antiga Nossa Caixa, que o governo do estado de São Paulo vendeu para o Banco do Brasil em 2009, estudam a possibilidade de ir à Justiça contra mudanças feitas pela instituição nos planos de saúde financiados pelo fundo de pensão da categoria, o Economus, hoje patrocinado pelo BB.

Além de aprovar reajustes nas mensalidades dos planos existentes, o Economus introduziu um novo pacote de assistência médica, a ser financiado com novos aportes dos participantes. O voto do BB, que tem assento no fundo, foi decisivo para aprovar as mudanças, que afetam cerca de 12.500 aposentados.

Protestos de funcionários contra demissões na antiga Nossa Caixa após a aquisição pelo Banco do Brasil - Rubens Cardia - 4.mai.2006/Folhapress

Para Pedro Paulo Galdino, presidente da associação dos aposentados da Nossa Caixa, as mudanças contrariam a legislação ao impor condições piores do que as prometidas quando os ex-funcionários entraram no banco.

​Questionado, o Banco do Brasil afirmou que não é responsável pelo financiamento dos planos para aposentados e que as divergências o grupo deverão ser discutidas no âmbito do fundo de pensão com todos os participantes.

Ricardo Balthazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

Erramos: o texto foi alterado

As mudanças nos planos de saúde dos ex-funcionários da antiga Nossa Caixa afetarão 12.500 aposentados, e não 6.000 como afirmado anteriormente.  

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.