Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Vendas de grandes redes na Black Friday foram 89% maiores, diz pesquisa

Segundo processadora de pagamentos, alimentação e varejo tiveram maiores ganhos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O volume de vendas na Black Friday deste ano foi 89% maior do que o observado em 2019, segundo um levantamento da processadora de pagamentos Adyen, que atende grandes empresas como Magazine Luiza, Via Varejo e OLX. Considerando toda a semana que antecede o dia de promoções, o aumento foi de 65%.

As maiores altas foram registradas em alimentação (270%) e varejo (137%). O valor médio das compras no setor de alimentos foi 43% maior, impulsionado por serviços de entrega. As maiores quedas foram observadas nas vendas de ingressos para eventos, cinema e teatro (98%) e pacotes de viagens (65%).

Segundo a Adyen, o número de vendas de produtos eletrônicos caiu 54%, mas o valor médio das compras no segmento cresceu 168%. Na avaliação da empresa, é um reflexo do comportamento dos consumidores de renda mais alta, que deixaram de gastar com viagens e eventos culturais na pandemia.

Os dados da Adyen sugerem que o movimento da Black Friday foi maior nas grandes redes, já que sua amostra é restrita a empresas de maior porte que são suas clientes. Levantamento mais abrangente da Ebit/Nielsen indicou aumento de 25% na sexta-feira e de 30%, considerando a semana inteira.

*

Vendas de biquínis, sungas e acessórios de praia na loja virtual da C&A cresceram 244% neste trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado reflete o crescimento das vendas na internet durante a pandemia e sugere que muitos consumidores estão indiferentes aos riscos de uma nova onda de infecções.

Ricardo Balthazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.