Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Itamaraty

Mudança em acordo sobre patentes pode prejudicar vacinas, diz Itamaraty

Grupo de países em desenvolvimento propôs a outros membros da OMC o relaxamento de obrigações previstas pelo tratado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Ministério das Relações Exteriores afirmou nesta quarta (18) que mudanças no tratado internacional que protege patentes de medicamentos, conhecido pela sigla Trips, poderiam prejudicar as pesquisas em andamento para o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19.

Um grupo de países em desenvolvimento, liderado pela África do Sul e pela Índia, propôs aos outros membros da Organização Mundial do Comércio o relaxamento de obrigações previstas pelo tratado para garantir o acesso dos países mais pobres às vacinas e outros tratamentos, mas o Brasil alinhou-se aos países ricos na discussão.

"O Brasil não apoiou a iniciativa por entender que interferiria no equilíbrio entre obrigações e direitos no acordo", afirmou o ministério. Segundo a pasta, o tratado é flexível o suficiente e permite a quebra de patentes, expediente ao qual o Brasil recorreu para o tratamento da Aids.

As discussões sobre a flexibilização do tratado deverão ser retomadas nesta sexta-feira (20). Segundo o Itamaraty, a maioria dos países em desenvolvimento ainda não se manifestou sobre a proposta e outros apresentaram objeções como o Brasil, incluindo Chile, Turquia, China, Equador e Costa Rica.

Ricardo Balthazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.