Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

CNI pede derrubada de veto de Bolsonaro em projeto sobre pesquisa e inovação

Presidente se opôs a trecho que impede contingenciamento de recursos do FNDCT

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Confederação Nacional da Indústria vai atuar junto ao Congresso para tentar derrubar os vetos de Bolsonaro ao projeto que trata da liberação de recursos do FNDCT, fundo destinado ao financiamento da ciência e inovação. Bolsonaro se opôs ao trecho que impedia o contingenciamento dos recursos do fundo, considerada medida mais importante do texto.

A CNI diz que a decisão compromete a capacidade de investimento em pesquisa do país, incluindo o desenvolvimento de uma vacina nacional contra a Covid-19.

A entidade diz que, devido aos contingenciamentos, somente 13% dos R$ 6,8bilhões arrecadados pelo fundo no ano passado foram destinados a investimentos não reembolsáveis de pesquisa.

A decisão de Jair Bolsonaro em autorizar o contingenciamento do FNDCT, fundo para financiamento de ciência e inovação, nesta quarta (13), foi recebida por quem acompanha o setor como ameaça à Finep, fundação que administra os recursos.

O receio é que a estatal perca relevância e vá para o fim da fila de prioridades do governo. Procurado, o Ministério da Economia diz que não comenta o assunto.

Paula Soprana (interina), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.