Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu petrobras

Reclamações sobre Petrobras não devem avançar no Cade

Assunto voltou à pauta no setor após ameaça de greve dos caminhoneiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As reclamações levadas ao Cade no início do ano —pela Abicom (grupo de importadores de combustível) dizendo que a Petrobras pratica preço defasado no mercado internacional, e pelos distribuidores pedindo a paralisação do processo de venda de refinarias— não devem prosperar no órgão. O tema, que fez ruído no mercado nas últimas semanas, voltou à pauta de observadores do setor após o apelo de Bolsonaro aos caminhoneiros para que não façam greve segunda (1º).

Dentro do órgão, que em 2019 fez acordo com a Petrobras para a venda de oito refinarias, circula a avaliação de que não faria o menor sentido mexer no que já foi combinado.

Segundo especialistas no setor, a nova conversa de greve dos caminhoneiros e politização dos interesses sobre o combustível é mais um motivo para avançar na abertura do mercado porque, se o preço sobe, o motorista reclama, mas se não sobe, o importador também se queixa.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.