Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Ministério Público de SP determina investigação sobre álcool em gel Giovanna Baby

Fabricante diz que seus laudos atestam qualidade do produto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma divergência de laudos levou o MPSP (Ministério Público de São Paulo) a determinar neste mês a abertura de uma investigação para apurar a eficácia do álcool em gel Giovanna Baby, marca que ganhou popularidade na pandemia.

O caso começou em agosto do ano passado, no Procon de Maringá (PR), quando a Pro Nova, fabricante do álcool em gel, contestou o resultado de um teste feito pela Universidade de Maringá, que reprovava o teor alcoólico do produto como inferior ao informado na embalagem, segundo o inquérito ao qual a coluna teve acesso.

A empresa, porém, disse que tinha laudos de contraprova realizados por laboratórios como ProLab Biotecnologia, Kosmoscience e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para comprovar que o produto possui graduação alcoólica acima do informado na embalagem.

A fabricante disse que o teste feito na Universidade de Maringá não pode ser considerado válido porque o laboratório não é vinculado à Anvisa.

A agência de vigilância sanitária recebeu solicitação para uma nota técnica sobre o caso, mas respondeu que não poderia se pronunciar sobre eventual impropriedade porque não foram cumpridos os requisitos para a elaboração do laudo pela universidade, mas disse em razão da gravidade do caso seria preciso abrir uma ação de fiscalização pela vigilância sanitária.

O MPSP notificou a fabricante pedindo informações como o volume de produção mensal do álcool em gel, a identificação por lote, os estados onde o produto é vendido, entre outros dados do controle de qualidade.

Procurada pela coluna, a Pro Nova afirma que seu álcool em gel está de acordo com a legislação e as informações do rótulo, é totalmente eficaz para a higiene das mãos, e não há infração nem risco à segurança.

A empresa diz que apresentou recurso à abertura do inquérito civil e que seus esclarecimentos anteriores ao Ministério Público não foram totalmente observados.

Segundo a Pro Nova, os laudos técnicos que ela apresentou como contraprova ao laudo do Procon de Maringá não foram observados, e o recurso tem efeito suspensivo. "O inquérito civil ainda não está em curso e poderá nem ser instaurado, pois pendente de apreciação do recurso contra sua abertura", disse a fabricante em nota.

A Universidade de Maringá e a Anvisa não comentaram.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.