Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus indústria câncer

Ministério da Justiça questiona farmacêutica sobre remédio para controle de peso

Eurofarma diz que prazo para suspender venda do medicamento foi cumprido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Senacon, secretaria do consumidor do Ministério da Justiça, abriu processo contra a farmacêutica Eurofarma por causa do medicamento Belviq, usado no controle da obesidade.

Segundo a secretaria, a companhia não fez recall do produto imediatamente após receber informações de potencial risco de câncer associado ao uso do medicamento, que superaria os benefícios do tratamento. A multa pode chegar a R$ 10 milhões, segundo a secretaria.

A Eurofarma diz que vai apresentar defesa dentro do prazo legal. Diz também que, preventivamente, em fevereiro de 2020, suspendeu a venda do produto, após receber alerta do FDA (agência que regula o setor nos EUA). O medicamento estava no mercado brasileiro desde outubro de 2019.

Foi em fevereiro que a Anvisa iniciou a revisão da análise de segurança do medicamento. Na ocasião, a agência informou que a Eurofarma havia ativamente suspendido a venda do produto. O alerta da agência recomendando aos médicos que deixassem de prescrever o Belviq foi publicado em abril.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.