Após sofrer uma queda de 95%, por causa da pandemia, no volume de passageiros transportados, a Eurostar, responsável pelo trem de alta velocidade que liga Londres a Paris, busca apoio governamental para sobreviver.
A expectativa é que, sem novos recursos, a companhia fique sem caixa a partir de junho. Acionistas minoritários da empresa, um fundo de pensão de Quebec e a Hermes Infrastructure, injetaram € 200 milhões (R$1,3 bilhão) na companhia em setembro.
O argumento da Eurostar é que ela deveria receber o mesmo tratamento das companhias aéreas, que obtiveram financiamento do governo britânico para atravessar a crise.
O governo vem afirmando que avalia oferecer financiamento ou comprar participação na empresa, da qual foi acionista até 2015. As medidas, porém, dependem do resultado de negociação que dura meses com a França, que tem controle da Eurostar e de quem também se esperam recursos.
Outra opção levantada pela imprensa britânica é que a empresa peça falência e seja adquirida. O risco, porém, é o da perda da mão de obra treinada e bilíngue.
Além da devastação causada pela pandemia, a companhia também sofreu um revés de longo prazo com o Brexit, que criou exigências de vistos para parte dos viajantes.
Com Filipe Oliveira e Andressa Motter
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