Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Secretários de Fazenda renovam benefícios fiscais em meio a disputa por reajuste em SP

Medida não tem efeito imediato no estado, mas coloca pressão sobre governo, avalia advogado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em meio aos protestos e disputas judiciais sobre a retirada de benefícios fiscais no estado de São Paulo, secretários da Fazenda aprovaram no Confaz nesta sexta (12) a renovação de convênios que permitem a redução de ICMS em itens como insumos agropecuários e produtos de uso hospitalar.

A permissão venceria no final de março. Segundo Breno Consoli, tributarista do escritório Martinelli, a medida não tem efeito imediato em SP, mas coloca mais pressão sobre o governo paulista para quem pede a revisão dos reajustes.


Em agosto, como antecipou o Painel S.A., o governo de SP publicou uma série de decretos que alteravam a redação da lei para desvincular a manutenção dos benefícios às datas de vigência definidas pelo Confaz. Em vez de seguir o conselho, a administração estadual passou a dizer em sua própria legislação quando a redução de ICMS deixaria de valer no estado.

.

A secretaria diz que segue o entendimento do conselho e que os produtos abarcados nos convênios continuarão com o mesmo tratamento tributário, exceto fertilizantes

com Filipe Oliveira e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.