Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus inflação juros

Supermercado diz que acionará defesa do consumidor se fornecedor elevar preço

Abras diz que está de olho em negociação e vai procurar Senacon caso haja alta após novo auxílio emergencial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Santa Maria (RS)

O varejo de alimentos promete reagir se o novo auxílio emergencial pressionar os preços cobrados pela indústria a partir de abril. "Os supermercados estão atentos à negociação com fornecedores. Se a gente identificar nesse movimento, que eventualmente possa existir repasse de preços, vamos procurar a justificativa. Se necessário for, vamos acionar a Secretaria Nacional do Consumidor", diz Marcio Milan, vice-presidente institucional e administrativo da Abras (associação dos varejistas).

A iniciativa seria uma antecipação do setor em relação ao episódio do ano passado em que Bolsonaro pediu "patriotismo" dos varejistas para evitar a alta de preços. Em setembro, quando o arroz disparou, a Senacon, órgão de defesa do consumidor do Ministério da Justiça, notificou a Abras cobrando explicações.

Para Milan, o foco do gasto do novo auxílio emergencial vai ser a alimentação. "O consumidor vai destinar grande parte disso, se não a totalidade, ao consumo de alimentos", diz. O executivo pondera que não prevê alta de preços decorrente da chegada do recurso.

Com Filipe Oliveira e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.