Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Tentativa da Azul de comprar Latam divide opiniões no setor

Latam anunciou fim da parceria de voos com concorrente e Azul disse que estuda consolidação no setor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Se no ano passado, antes de assinar o acordo de compartilhamento de voos conhecido como codeshare, Latam e Azul foram ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para comunicar a intenção, neste ano a conversa está emperrada.

Especialistas em concorrência avaliam que uma eventual compra da Latam pela Azul seria uma análise complexa. A avaliação tem como base o histórico de dois anos atrás, quando as grandes aéreas brasileiras tentaram comprar o que sobrou da Avianca para levar os slots que ela deixou em Congonhas, mas Ministério Público, Cade e Anac levantaram preocupações com a concentração.

Azul, que tem foco em voos regionais, tenta comprar Latam - REUTERS

Quem defende que há brechas para o negócio hoje afirma que a sobreposição de malha da dupla não seria um impedimento, porque a Azul tem foco mais abrangente nos voos regionais, enquanto a Latam tem força nas rotas principais e, portanto, poderiam se complementar, além de ter uma sintonia na frota, já que ambas usam aeronaves Airbus. Essa visão também é a de quem acredita que a recuperação judicial da Latam nos EUA poderia desencadear a transação porque, com a pandemia, o cenário econômico é muito diferente do que havia na época em que as concorrentes tentaram comprar a Avianca.

Por enquanto, o que existe é uma negativa da Latam de que haveria qualquer conversa ou interesse em vender sua operação brasileira. Já a Azul divulgou comunicado na segunda (24) dizendo que contratou consultores para estudar oportunidades de consolidação.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.