Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu União Europeia

França eleva salário de parteiras, que tentam tornar atividade mais atrativa

Aumento será de 100 euros com bônus no mesmo valor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ministério da Saúde francês resolveu aumentar em cerca de 100 euros o salário das parteiras que trabalham nos hospitais da França a partir de janeiro, além de oferecer um bônus no mesmo valor para as profissionais.

A decisão do ministro da Saúde, Olivier Véran, foi anunciada depois de uma reunião com o sindicato das parteiras na França.

No entanto, a categoria, que vem fazendo reivindicações para restaurar a atratividade da profissão no país, considerou as medidas insuficientes.

A entidade que representa as parteiras na França reclamou. Elas vêm pedindo para o governo consolidar um estatuto médico das parteiras no serviço hospitalar público francês.

"O conselho nacional, que já havia alertado o poder público para a escassez de parteiras e o esgotamento dessas profissionais, está alarmado com as consequências desses anúncios sobre o futuro das maternidades", afirmou a entidade.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.