Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

AstraZeneca entra na distribuição de remédio para infecção respiratória em bebês no Brasil

Direitos comerciais do palivizumabe estavam com a biofarmacêutica AbbVie

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A AstraZeneca entra neste mês na distribuição do palivizumabe no Brasil. O medicamento, usado para infecções respiratórias em bebês, é fabricado pela farmacêutica, mas os direitos comerciais do remédio estavam com a biofarmacêutica AbbVie em mais de 70 mercados, com exceção dos Estados Unidos. O contrato entre as empresas acabou em junho.

A mudança, que acontece em um momento de crescimento das preocupações com doenças respiratórias por causa da Covid, deve favorecer o avanço AstraZeneca em novas soluções para a prevenção do VSR (vírus sincicial respiratório) no longo prazo, segundo a farmacêutica.

Sede da AstraZeneca - REUTERS

O palivizumabe é usado para quadros graves de infecções respiratórias causadas pelo VSR em bebês, como pneumonia e bronquiolite.

O medicamento é destinado apenas para uso hospitalar. No Brasil, está disponível no SUS e tem cobertura obrigatória pelos planos de saúde.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.