Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu petrobras

Bolsonaro quer se livrar de responsabilidade sobre alta de combustível, diz petroleiro

Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP, diz que fala do presidente sobre privatização é contraditória e escabrosa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A declaração de Jair Bolsonaro de que tem vontade de privatizar a Petrobras é “contraditória e escabrosa”, segundo Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP (Federação Única dos Petroleiros).

Ele afirma que a fala do presidente nesta quinta (14) é uma tentativa de se desvencilhar das altas sucessivas de preço de combustível, mas foi Bolsonaro quem nomeou o general Joaquim Silva e Luna como presidente da estatal neste ano.

“Como presidente, Bolsonaro deveria usar o poder da sua caneta para fazer uma política de preços diferente na Petrobras, sem atrelar os derivados de petróleo ao mercado internacional e à variação do dólar. Ele quer tirar a responsabilidade que é dele e jogar para a iniciativa privada”, afirma Bacelar.

Ele também diz que é triste ver o apoio de Arthur Lira à privatização da Petrobras, porque, como alagoano e nordestino, o presidente da Câmara deveria entender a importância da estatal para o desenvolvimento da região.

Bacelar considera que o projeto aprovado na Câmara nesta quarta-feira (13), propondo mudança na regra sobre o ICMS de combustíveis, é apenas um paliativo para a alta dos preços. Segundo ele, a FUP vai intensificar sua presença no Senado nas próximas semanas para falar do assunto.

A declaração de Bolsonaro sobre a privatização da Petrobras foi feita em uma entrevista à rádio evangélica Novas de Paz, de Pernambuco, nesta quinta. O presidente se queixou de não poder direcionar o preço do combustível por ser crime de responsabilidade, mas de levar “a culpa” pelo aumento dos valores.

“Já tenho vontade de privatizar a Petrobras, tenho vontade. Vou ver com a equipe da economia o que a gente pode fazer”, disse Bolsonaro.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.