Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Projeto das fake news cria risco para pequenos negócios, diz grupo

Para IAB Brasil, veto a disparos de mensagens em massa prejudica micro e pequenas empresas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O IAB Brasil, associação que representa empresas do mercado de publicidade digital, diz que o projeto de lei sobre fake news em debate na Câmara dos Deputados põe em risco negócios de pequenas empresas ao coibir o uso de aplicativos de mensagens instantâneas para disparos em massa.

Com o objetivo de combater a desinformação na internet, o projeto recomenda que serviços como o WhatsApp restrinjam a possibilidade de difusão de mensagens em larga escala e proíbe a venda de programas de computador e outras tecnologias usadas para promover disparos nas plataformas.

Empresas que usam o WhatsApp para alavancar suas vendas seriam afetadas, diz o IAB Brasil. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2018 apontou a plataforma como principal canal de vendas na internet para 39% das empresas.

O IAB Brasil iniciou na semana passada coleta de apoios para um abaixo-assinado contra o projeto de lei, aprovado por um grupo de trabalho que fez várias alterações num texto aprovado pelo Senado há um ano. A nova proposta foi encaminhada para votação no plenário da Câmara, o que só deve ocorrer em 2022.

Com Ricardo Balthazar (interino), Andressa Motter e Ana Paula Branco.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.