Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

CIEE lança fórum para defender mais vagas de jovem aprendiz e estágio

Movimento acontece enquanto Onyx Lorenzoni tenta afastar receios de ameaça ao programa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No momento em que o ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, tenta afastar os receios de que o governo Bolsonaro planeja enfraquecer o programa do jovem aprendiz, o Ciee (Centro de Integração Empresa - Escola) lança nesta semana um fórum para defender a expansão das oportunidades oferecidas aos estudantes de 14 a 24 anos.

Candidatos para vagas de estágios antes de entrevista em sala do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) - Eduardo Knapp 26.set.02/Folhapress

No final do ano passado, o ministério abriu um grupo de trabalho para, segundo o órgão, "aperfeiçoar o programa de aprendizagem", mas a movimentação pela mudança nas regras gerou desconforto entre entidades sindicais e grupos que apoiam modelo atual do jovem aprendiz.

Cresceu, então, o receio de que o governo tentaria flexibilizar as cotas para aprendizes nas empresas ou liberaria a participação para jovens fora da escola, enfraquecendo o papel do programa como estímulo à educação.

Em mensagens nas redes sociais, na semana passada, Lorenzoni disse que "ninguém vai acabar com o menor aprendiz, como maldosamente andam espalhando por aí".

Segundo o Ciee, o fórum vai ter parcerias como o Lepes-USP (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social) e a APE (Academia Paulista de Educação). A meta é falar sobre a quantidade de vagas de estágio e aprendizagem ofertadas no mercado, considerada baixa atualmente diante do número de jovens na faixa etária.

Também foi preparado um documento que aponta a baixa qualidade do ensino e as dificuldades atuais na incorporação dos estudantes ao mundo do trabalho, incluindo a necessidade de atualização de currículos escolares no contexto das inovações.

"Vamos lançar o fórum para defender e fortalecer a tese de que sem trabalho não há educação. O objetivo é abrir mais vagas. Hoje, uns 500 mil jovens são atendidos no Brasil, mas tem uma demanda para 17 milhões de jovens estudarem e trabalharem", diz Humberto Casagrande, presidente do Ciee.

com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.