Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Estoque de teste de gripe pode acabar em 20 dias em Brasília, diz sindicato

Demanda disparou na rede privada desde a última semana do ano, afirma Sindilab-DF

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O nível dos estoques de testes para detectar influenza entrou em situação preocupante, segundo Alexandre Bitencourt, presidente do Sindilab-DF, que reúne empresas da rede privada de análises clínicas no Distrito Federal.

Ele afirma que a demanda pelos exames, tanto de Covid quanto de gripe, explodiu na última semana de dezembro e segue acelerada nestes primeiros dias após a virada do ano.

No caso dos testes de Covid, Bitencourt diz que o fornecimento está sob controle, mas os kits para exames de influenza podem acabar em 20 dias, segundo as previsões do Sindilab-DF. Em alguns casos, segundo ele, já não há.

"Isso gera uma preocupação porque o médico precisa do resultado do teste para saber o que está acontecendo e atender o paciente adequadamente", diz Bitencourt.

Fabricantes de exames afirmam que já começaram a elevar a produção.

com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.