Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Doria multou 10,5 mil pessoas e estabelecimentos por falta de máscara

Foram quase 573 mil inspeções feitas pela Vigilância Sanitária desde julho de 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo de São Paulo autuou 10.541 pessoas e estabelecimentos por descumprirem a obrigatoriedade do uso de máscaras desde que a regra entrou em vigor, em 1º de julho de 2020, até 31 de dezembro de 2021.

Foram quase 573 mil inspeções feitas pela Vigilância Sanitária Estadual no período, segundo o governo.

As máscaras são obrigatórias no estado desde maio de 2020 em espaços abertos, estabelecimentos de atividades essenciais e repartições públicas estaduais. O governador João Doria chegou a anunciar a flexibilização do uso da proteção em ambientes abertos a partir de 11 de dezembro, mas voltou atrás com o surgimento da variante ômicron.

No último ano, Jair Bolsonaro foi multado mais de uma vez por descumprir a regra. Após as manifestações do dia 7 de setembro, na avenida Paulista, ele e mais 13 políticos e empresários foram autuados, incluindo o dono da Havan, Luciano Hang.

Doria também multou outras dez lideranças por não usarem máscaras no protesto contra o presidente, no dia 12 de setembro, como Ciro Gomes (PDT) e João Amoêdo (Novo).

Os valores aplicados pela Vigilância Sanitária Estadual são de R$ 552,71 para pessoas físicas e de R$ 5.294,38 para estabelecimentos por pessoa sem máscara.

com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.