Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Trabalhador da aviação critica corte de comissários em voo para contornar crise da ômicron

Sindicato de aeronautas diz que é preciso garantir que medida não seja renovada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A liberação que a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) deu nesta segunda-feira (17) para Gol e Azul reduzirem o número de comissários a bordo diante do afastamento de profissionais contaminados com Covid preocupou os trabalhadores do setor.

Ondino Dutra Neto, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, diz ter receio de que a flexibilização, válida até março, seja renovada.

"O que a gente tem observado não só no Brasil, mas em muitas cidades do mundo, é que, a pretexto da pandemia, está se flexibilizando normas operacionais da aviação. Só que a pandemia já está aí há dois anos. Daqui a pouco vai para três, quatro. Vamos continuar flexibilizando as normas operacionais? Tem que ter um limite", afirma Dutra Neto.

A regra original exige dois comissários para aviões com mais de 100 assentos, mais um para cada grupo de 50 passageiros ou fração desse número. O protocolo utilizado agora calcula o número de comissários de acordo com os passageiros. Um avião que comporte 186 passageiros poderá voar com três profissionais.

Segundo a Anac, a medida foi tomada para contornar os efeitos da explosão de casos de Covid após a chegada da variante ômicron, que levou ao cancelamento de voos pela falta de profissionais afastados.

"A gente entende que tem que ter muito cuidado no acompanhamento dessa flexibilização e garantir que ela não vai ser renovada eternamente", diz Dutra.

com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.