O mercado de shoppings centers planeja retomar o ritmo de inaugurações de seus empreendimentos, que despencou após a crise do coronavírus.
São esperados 13 novos shoppings neste ano, segundo a Abrasce, associação do setor, que reúne mais de 600 centros de compras no país.
O ritmo de aberturas caiu de um patamar de 11 novos shoppings em 2019, com área bruta locável superior a 210 mil metros quadrados para sete em 2020, ano de início da pandemia.
Em 2021, quando o setor ainda sofreu os efeitos das restrições de circulação antes de ingressar no cenário mais positivo proporcionado pela vacinação, foram abertos cinco shoppings, com área bruta locável em torno de 111 mil metros quadrados.
Colunas e Blogs
Receba no seu email uma seleção de colunas e blogs da Folha; exclusiva para assinantes.
O patamar de vendas, embora ainda 17% abaixo da realidade pré-pandemia, reagiu no ano passado. A alta no faturamento dos shoppings centers foi de quase 24% em 2021 na comparação com 2020.
Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.