Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu indústria

Representantes empresariais pedem contratação de servidores para análise de patentes

Entidades lançam manifesto em defesa de recursos para o INPI

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um grupo de dez associações representantes de setores produtivos e de inovação lançou um manifesto em defesa do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

O documento, dirigido ao Ministério da Economia e ao Congresso, pede recomposição do orçamento para o ano e a aprovação de concurso para contratação de novos servidores.

"Uma drástica redução no orçamento do INPI é incompatível com a busca por desenvolvimento do setor brasileiro de inovação", diz o manifesto, que tem as principais entidades do setor farmacêutico entre as signatárias, como FarmaBrasil, Sindusfarma e PróGenéricos.

O documento diz ainda que o órgão responsável pela aprovação de patentes no país já tem menos servidores do que seria necessário para atender o volume de processos anuais, o que afeta o setor inovador e atrasa a análise dos pedidos de registros dos direitos de propriedade intelectual no Brasil.

"O INPI opera em defasagem quanto ao seu corpo de servidores, atualmente 52% de ocupação", afirma o documento.

O presidente-executivo do FarmaBrasil, Reginaldo Arcuri, diz que é preciso acelerar a análise de patentes.

"O desenvolvimento de um país é maior quanto mais eficiente for a sua agência de propriedade intelectual", diz Nelson Mussolini, presidente do Sindusfarma.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.