Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Fabricantes de máscara comemoram fim de emergência sanitária

Após queda da demanda interna, indústria quer escoar produção para o exterior

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Fabricantes brasileiros de máscaras PFF2 comemoraram o fim da emergência sanitária anunciado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no domingo (17).

Segundo a indústria, que tem visto a demanda pelo produto cair no Brasil após a flexibilização, parte da produção deve ser escoada para o exterior.

"Tem procura grande de fora, mas não podíamos atender por causa da restrição", diz Raul Casanova, diretor da Animaseg (que reúne a indústria de segurança do trabalho).

Imagem mostra homem branco de terno falando no celular numa rua movimentada. Ele usa óculos e é parcialmente calvo. O homem olha para cima. Atrás dele há três pessoas passando numa calçada. De fundo, é possível ver fachadas de prédios.
Fabricantes de máscara pretendem escoar para outros países estoques de máscaras - Rubens Cavallari/ Folhapress

A exportação de insumos usados no enfrentamento da Covid, como as máscaras, foi restringida pela Espin (Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional) no início da pandemia.

"Agora a pandemia está recuando e, obviamente, a procura externa diminui também. Mas vai ser uma oportunidade para nós porque tem outros países buscando alternativas de fornecedores", diz Raul Casanova.

Segundo ele, a indústria nacional de máscaras quer expandir seus negócios para os Estados Unidos e a Europa.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.