Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Em carta a Rodrigo Garcia, empresas de ônibus fretados dizem que estão sendo perseguidas pela Artesp

Associação do setor afirma que agência fez mais de 320 retenções de ônibus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Abrafrec, associação de empresas de ônibus fretados, escreveu uma carta ao governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, dizendo que o setor está sendo perseguido pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

Segundo a entidade, o órgão fez mais de 320 retenções de ônibus de fretamento colaborativo neste ano, com aplicação de multas.

No documento, a Abrafrec pede o arquivamento de processos de cassação de registro de fretamento de 21 empresas e o reconhecimento de que o fretamento colaborativo "é uma vertente moderna do fretamento eventual, já previsto na legislação paulista".

Imagem mostra ônibus branco em corredor de ônibus.
Ônibus fretado no corredor na Av. Cruzeiro do Sul - Robson Ventura/Folhapress

Procurada pelo Painel S.A., a Artesp diz que a agência tem a obrigação legal de fiscalizar e coibir a atuação de empresas irregulares e clandestinas, assim como a de empresas de fretamento que façam a venda irregular de passagens individuais, muitas vezes embarcando fora dos terminais credenciados para transporte de passageiros.

"A agência tem o dever de garantir a segurança dos usuários, bem como o serviço regular e credenciado e o transporte de fretamento que obedeça às regras de contrato prévio e listagem pré-estabelecida de passageiros", diz a Artesp em nota.

As empresas também dizem que estão organizando protestos no interior de São Paulo, durante as agendas do governador.

Na próxima quinta-feira (2), a Abrafrec tem uma reunião com a Artesp, com participação da Buser e do Setpesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de São Paulo) para falar do assunto.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.