Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Caso Nestlé Garoto entra em reunião de comitê da concorrência na OCDE

Operação foi reprovada há quase 20 anos pelo Cade e segue na Justiça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um dos temas previstos para o debate nas reuniões do Comitê de Concorrência da OCDE agendadas para essa semana, em Paris, é sobre como desembaraçar fusões já consumadas.

Na pauta dos brasileiros, o exemplo que será levado para a conversa é o caso da compra da Garoto pela Nestlé, que está amarrada há duas décadas, mas não teve um desfecho ainda.

Na época, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) reprovou a transação com o argumento de que a fusão prejudicaria a concorrência no mercado de chocolates por envolver duas das maiores empresas do setor, mas o caso foi parar na Justiça e virou um grande processo que se encontra hoje no TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região).

Nas últimas semanas, o órgão de defesa da concorrência fez contato com a Nestlé para pedir informações de mercado, gesto que poderia sinalizar uma abertura de diálogo para um acordo no antigo imbróglio, mas a gigante dos alimentos disse que é melhor aguardar a conclusão nas instâncias judiciais.

Produção de chocolates - Bruno Santos/ Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.