Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus

Nestlé quer seguir na Justiça em caso sobre compra da Garoto no Cade

Órgão tentou diálogo nas últimas semanas; caso se arrasta há 20 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A compra da fabricante de chocolates Garoto pela Nestlé, uma história emperrada há duas décadas, cujo processo teve análise reaberta pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) no ano passado, voltou a se mexer nas últimas semanas dentro do órgão.

A autarquia procurou a gigante de alimentos para solicitar informações de mercado, gesto que poderia sinalizar uma abertura de diálogo para um acordo no antigo imbróglio, mas a companhia não respondeu com os dados. Preferiu seguir nos desdobramentos da judicialização.

foto da fachada da sede  Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (CADE)
Sede do Cade (Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência) em Brasília - Divulgação

"Após mais de duas décadas da aquisição da Garoto e seguidos pronunciamentos do Poder Judiciário reconhecendo os direitos da Nestlé, entendemos que se mostra – jurídica e socialmente – mais prudente e adequado aguardar o exaurimento das instâncias judiciais antes de qualquer potencial reabertura do caso perante a autoridade concorrencial brasileira", afirma a empresa.

Anunciada em 2002, a compra foi reprovada pelo Cade em 2004 com o argumento de que a fusão prejudicaria a concorrência no mercado de chocolates por envolver duas das maiores empresas do setor. No ano seguinte, se tornaria um grande processo judicial, que se encontra hoje no TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.