Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Indústria diz a Guedes que prevê R$ 340 bi de investimento no próximo governo

Em reunião com ministro nesta sexta, setores lamentaram custo Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ministro Paulo Guedes (Economia) almoçou nesta sexta (3) com os representantes da Coalizão Indústria, o grupo representante de 12 setores industriais com o qual se reúne periodicamente, e ouviu deles que existe uma previsão de investimentos de R$ 340 bilhões a serem realizados entre 2023 e 2026 pelo conjunto dos segmentos, segundo Marco Polo de Mello Lopes, que coordena a entidade.

Além de informar o ministro sobre a possibilidade de investimento para o período que abrange o próximo mandato, entretanto, os representantes dos setores falaram de abertura comercial e lamentaram o custo Brasil.

Imagem mostra Guedes sentado em uma cadeira, com as mãos para o alto.
Paulo Guedes durante cerimônia de lançamento de um painel do governo para monitorar os investimentos - Adriano Machado/ Reuters

"Nós tínhamos um acordo com o ministro de que a redução do imposto de importação teria que ser feita em sintonia com a redução do custo Brasil. Nenhum setor é contra a abertura comercial. O que a gente é contra é que essa competição seja feita de forma assimétrica. Nós colocamos ao ministro que essa última rodada de redução foi feita sem observar o acordado", diz.

Segundo Lopes, Guedes respondeu que o atropelo provocado pelo movimento de redução do imposto de importação foi feito na emergência para tentar frear a inflação.

Participaram do encontro entidades como Abit (têxteis), ABCP (cimento), Abiplast (plásticos), Anfavea (veículos) e Interfarma (farmacêuticos).

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Gilmara Santos

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.