Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Eletrobras

Associação de minoritários planeja ação para contestar precificação de ativos na Eletrobras

Abradin, de Aurélio Valporto, também criticava modelo da venda da Embraer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Abradin (Associação Brasileira de Investidores), comandada por Aurélio Valporto, um dos maiores opositores da venda do braço de aviação civil da Embraer à Boeing, planeja entrar na Justiça para contestar o modelo de privatização da Eletrobras.

"O acionista minoritário vai ser prejudicado porque a ENBPar, a outra empresa criada pelo governo, está comprando da Eletrobras a Eletronuclear e a Itaipu Binacional a um preço super baixo, ou seja, está sendo extraído da Eletrobras um patrimônio a um preço vil", diz.

Imagem mostra logo da Eletrobras
Logo da Eletrobras - Brendan McDermid/ REUTERS

Na privatização, a companhia deixará de controlar a Eletronuclear e Itaipu, que serão transferidas para a nova estatal ENBPar.

"A meu ver, a forma mais justa seria uma cisão, assim como pleiteávamos no caso da Embraer. Eletronuclear e Itaipu não podem ser empresas com controle privado, então que se fizesse a cisão, e os atuais acionistas fossem os acionistas da nova empresa cindida. Resolveria. Mas fizeram um verdadeiro roubo, criaram a ENBPar e estipularam um preço pífio", diz Valporto.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.