Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Comerciantes da 25 de março falam em desespero após incêndio

Associação do bairro planeja treinamento com bombeiros para elevar segurança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro e São Paulo

Após o grande incêndio na região da rua 25 de Março, comerciantes do bairro, que ainda calculam o prejuízo das vendas perdidas nos últimos dias, planejam elevar a pressão por segurança.

Segundo Cláudia Urias, diretora da Univinco (União dos Lojistas da 25 de Março), a associação vai fazer treinamentos com o comércio local e quer checar a documentação dos estabelecimentos. O cenário, diz ela, é de desespero, e os lojistas se preocupam em ficar mais um dia de portas fechadas.

"Nem estou falando em faturamento. Imagine 150 mil a 300 mil pessoas por dia. Eu falo para eles que vai ser preciso entender que é por preservação e segurança, porque, se acontecer algum problema maior, a gente vai ter um impacto muito maior do que este que a gente já tem", afirma Urias.

Imagem mostra prédio pegando fogo e fumaça preta subindo a um céu de final de tarde. Em volta do incêndio há cerca de uma dúzia de outros prédio. Em primeiro plano, é possível ver galhos e folhas de árvores.
Prédio pega fogo na 25 de março, região comercial de São Paulo - Carla Carniel - 11.jul.22/Reuters

Nas regiões próximas à 25, de alta vocação para o comércio, foi um alívio ter acontecido o incêndio justamente em uma semana que já não é considerada um período de vendas aquecidas.

De acordo com Nelson Tranquez, da Câmara de Dirigentes Lojistas do bairro Bom Retiro, a semana anterior teve alta nas vendas por causa dos turistas atraídos pela Bienal do Livro, e na seguinte começam os preparativos para o lançamento da coleção de primavera e verão no vestuário. Mas nesta semana em que a 25 sofre os efeitos do fogo, já era esperado um fluxo de visitantes menor.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Gilmara Santos

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.