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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

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Além de terminal VIP, aeroporto de Guarulhos planeja novos galpões, hotel e hangar

Governo liberou concessionária a assinar contratos de novos empreendimentos acima do prazo de concessão

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São Paulo

Depois do projeto para a construção do terminal VIP em Cumbica, o governo autorizou a concessionária do aeroporto de Guarulhos a assinar três novos contratos: um hotel vizinho ao edifício-garagem, um hangar para manutenção de aeronaves da United Airlines e galpões logísticos de grande porte.

A liberação para os novos empreendimentos segue o mesmo princípio do terminal VIP, que permite à concessionária assinar o contrato comercial de cessão do espaço no aeroporto com prazo superior ao período de vigência da concessão.

Imagem mostra avião em pista de aeroporto de guarulhos. Ao fundo, há prédios e casas.
Avião da Latam no aeroporto de Guarulhos (SP) - Amanda Perobelli - 19.mai.20/Reuters

Para o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, responsável pela liberação, a medida ajuda as concessões antigas a atraírem investimentos de grande porte que não teriam tempo suficiente para serem amortizados antes do fim da concessão.

No caso de Guarulhos, cuja concessão, de 20 anos, já caminha para a segunda metade, ficaria mais difícil atrair grandes empreendimentos com viabilidade econômica no período que resta.

"É uma política pública pró-negócios, em que a gente viabiliza investimento grande nessa fase mais difícil da concessão, que é a reta final dos contratos. É uma fase em que não se veem muitos investimentos mundo afora, porque não há mais tempo para se amortizar daqui para a frente. Por isso o modelo de concessão de aeroportos brasileiro é visto como referência", diz Glanzmann.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Gilmara Santos

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