Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Consumo de energia sobe na indústria química e no setor de transportes

Guerra e volta presencial impulsionaram demanda, diz entidade do setor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A indústria química e o setor de transporte registraram alta no consumo de energia no primeiro semestre em relação ao mesmo período em 2021, segundo levantamento da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).

Para a indústria química, que teve aumento de 5,3% no consumo, a demanda superou 2.200 megawatts médios, e as maiores taxas de avanço aparecem nos segmentos de adubos e fertilizantes (36,6%), cloro e álcalis (14,9%) e químicos inorgânicos (8,2%).

Imagem de uma mulher usando máscara dentro de um vagão de metrô. Ela está sozinha no vagão, sentada perto da janela. O rosto aparece de lado.
Uma mulher usa máscara dentro um vagão do metrô de São Paulo - Rahel Patrasso - 22.mar.20/Xinhua

A entidade atribui o resultado à Guerra da Ucrânia, que provocou restrições no mercado europeu e aumentou a demanda por insumos brasileiros, estimulando exportação.

Já no setor de transportes, consumo subiu 5,6% nos seis primeiros meses de 2022 ante igual período do ano passado, impulsionado pela volta das atividades presenciais, de acordo com a CCEE.

Os maiores avanços estão nas regiões metropolitanas de Pará (54,5%), Bahia (26%) e Rio Grande do Sul (11%).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.