O Sintelmark (sindicato que representa o setor de telemarketing em São Paulo) lançou uma campanha para tentar melhorar a imagem do setor. Sob o nome de "Comunicação + Assertiva", a ação quer estimular as empresas a adotarem práticas de autorregulação.
Laurent Delache, diretor administrativo do sindicato, diz que a ideia é melhorar a comunicação entre as empresas e o consumidor final.
A entidade sugere que as empresas de contact center adotem o código de ética definido pelo Probare (Programa Brasileiro de Autorregulamentação do Setor de Relacionamento), que certifica companhias com boas práticas.
O setor de telemarketing está sob pressão. Em julho, 180 empresas foram suspensas pelo Ministério da Justiça pela prática de telemarketing abusivo. Elas estão proibidas de fazer ligações para oferecer produtos e serviços a clientes que não tenham consentido o contato.
O sindicato defende que a suspensão fragiliza os sistemas de atendimento aos consumidores e coloca em risco empregos. O setor de relacionamentos emprega cerca de 1,5 milhão de pessoas no Brasil, dos quais cerca de 400 mil estão em São Paulo.
Joana Cunha com Fernanda Brigatti, Paulo Ricardo Martins e Diego Felix
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