Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Setor de telemarketing lança campanha para melhorar imagem

Sindicato pede adoção de boas práticas; 180 empresas estão suspensas pelo Ministério da Justiça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Sintelmark (sindicato que representa o setor de telemarketing em São Paulo) lançou uma campanha para tentar melhorar a imagem do setor. Sob o nome de "Comunicação + Assertiva", a ação quer estimular as empresas a adotarem práticas de autorregulação.

Laurent Delache, diretor administrativo do sindicato, diz que a ideia é melhorar a comunicação entre as empresas e o consumidor final.

Telemarketing 3 x 2
31 entidades e empresas estão proibidas de oferecer serviços e produtos sem que o consumidor tenha consentido o contato - Catarina Pignato

A entidade sugere que as empresas de contact center adotem o código de ética definido pelo Probare (Programa Brasileiro de Autorregulamentação do Setor de Relacionamento), que certifica companhias com boas práticas.

O setor de telemarketing está sob pressão. Em julho, 180 empresas foram suspensas pelo Ministério da Justiça pela prática de telemarketing abusivo. Elas estão proibidas de fazer ligações para oferecer produtos e serviços a clientes que não tenham consentido o contato.

O sindicato defende que a suspensão fragiliza os sistemas de atendimento aos consumidores e coloca em risco empregos. O setor de relacionamentos emprega cerca de 1,5 milhão de pessoas no Brasil, dos quais cerca de 400 mil estão em São Paulo.

Joana Cunha com Fernanda Brigatti, Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.