Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Cervejaria Petrópolis repete argumentos da Heineken contra Ambev no Cade

Disputa se arrasta há meses com acusação de conduta anticompetitiva

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na disputa da Heineken contra a Ambev no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), chegou a vez de a Petrópolis se manifestar.

Na semana passada, a Cervejaria Petrópolis foi dar informações no processo que tramita no órgão e disse que a Ambev age de forma anticompetitiva para conquistar mercado e abusa de poder econômico para inviabilizar concorrentes.

Copo de cerveja
Disputa das cervejarias no Cade começou este ano - Unsplash

O caso corre no órgão desde março, quando a Heineken entrou com pedido de medida preventiva contra a Ambev. A companhia acusa a rival de adotar condutas anticompetitivas, estabelecendo contratos de exclusividade com proprietários de pontos de venda pelo país.

O Cade negou o pedido no final de julho, porém a Heineken recorreu, e o processo segue ativo.

Em sua manifestação ao órgão, o Grupo Petrópolis reafirmou as posições da Heineken. Disse que não é somente eficiência operacional ou qualidade que determinam o tamanho da Ambev, mas a exclusão da concorrência.

Segundo a companhia, a Ambev adota práticas de investimento nos estabelecimentos, como a doação de mesas e baldes de cerveja em troca de exclusividade. Diz também que existe uma prática de comprar espaços em gôndolas com "altos valores envolvidos", exigindo mínimo de 70% dos espaços, além de preços agressivos.

Em nota, a Ambev afirma que suas práticas de mercado são regulares e respeitam a legislação. Diz também que segue monitorando os indicadores do termo de ajuste de conduta assinado junto ao Cade em 2015 para evitar concorrência desleal.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.