Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Enfermeiros vão pressionar Congresso para aprovar custeio do piso da enfermagem

STF suspendeu o novo salário da categoria nesta quinta (15)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Profissionais da enfermagem mobilizados para defender o piso nacional da categoria afirmam que, além das manifestações e paralisações que têm feito para se posicionar, a ideia é elevar a pressão sobre os congressistas nos próximos dias.

"Agora, vamos contar com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, para que eles possam aprovar o quanto antes as fontes de financiamento dentro desses 60 dias e garantir o piso salarial digno. Vamos concentrar esforços no Congresso para que eles possam verdadeiramente assumir o compromisso que fizeram com a enfermagem", diz Líbia Bellusci, coordenadora do Fórum Nacional da Enfermagem e diretora do SindEnfRJ (Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro).

Grupo de enfermeiros protesta em defesa do piso salarial da enfermagem
Grupo de enfermeiros protesta em defesa do piso salarial da enfermagem durante comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil - Tércio Teixeira - 07.set.2022/ Folhapress

De acordo com Solange Caetano, secretária de formação da FNE (Federação Nacional dos Enfermeiros), amanhã a entidade deve se reunir com a CNTS (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde) e o Dieese para discutir questões de empregabilidade e impacto orçamentário e preparar a defesa dos enfermeiros na ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que pediu a suspensão do piso da categoria.

Segundo ela, o Seesp (sindicato dos enfermeiros de São Paulo), entidade da qual também é secretária-geral, aprovou, nesta quinta (15), uma manifestação na avenida Paulista para o dia 21.

Nesta quinta, o STF formou maioria para suspender o piso da enfermagem, conforme determinado na liminar do ministro Luis Roberto Barroso no início do mês.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.