Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Alvo de campanha eleitoral, banheiro unissex já é realidade em empresas

Google, Natura e escolas de negócios já oferecem o espaço sem distinção de gênero

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro e São Paulo

Pauta nas campanhas dos candidatos à Presidência, os banheiros unissex, que podem ser usados tanto por homens como por mulheres, não são um assunto novo no mundo corporativo.

No caso do Google, todos os seus escritórios possuem sanitário neutro de gênero, segundo a empresa. A medida segue uma política global da companhia.

A Natura, por sua vez, implantou o espaço multigênero na Casa Natura Musical, que promove espetáculos culturais.

Imagem mostra porta amarela de banheiro unissex. Há uma placa indicando que o sanitário não distingue gêneros.
Colégio Anglo, na Consolação, no bairro de Higienópolis, em São Paulo, consultou alunos e famílias antes de criar banheiros sem definição de gênero - Gabriel Cabral - 20.set.18/Folhapress

Após a implementação nas universidades federais desde 2015, o movimento também ganhou força nas escolas de negócios, como FGV Eaesp e Insper anos depois.

Alvo de ataques de Bolsonaro, os sanitários criados com o objetivo, entre outros, de acolher a população trans viraram assunto para fake news de rede social. As mensagens falsas diziam que Lula iria implantar a iniciativa em escolas de educação infantil. Na semana passada, a campanha do petista publicou em seu site um texto para dizer que é mentira e que Lula é a favor de banheiros separados.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.