Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu mercado de trabalho

Contratação de trabalhador temporário deve cair 12% neste ano

Fim do ano acumula Black Friday, Natal e Copa do Mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O calendário das próximas datas importantes para o varejo, que neste ano acumulou Black Friday, Copa do Mundo e Natal, deve reduzir a contratação de trabalhadores temporários.

No estado de São Paulo, a previsão é de abertura de 37 mil novas vagas, patamar 12% inferior na comparação com o ano passado, segundo levantamento da FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo).

No estado de São Paulo, a previsão é de abertura de 37 mil novas vagas temporárias para o fim do ano - Gabriel Cabral/Folhapress

De acordo com a entidade, mais de 85% das empresas pesquisadas não demitiram nos últimos meses, o que reduz a necessidade de novas contratações. Para Maurício Stainoff, presidente da FCDLESP, as incertezas geradas pela eleição forçam o empresário a aguardar o resultado para a tomada de decisões.

A pesquisa aponta ainda que 70% das vagas terão limite de até três meses nos contratos. Pouco mais de 15% devem se converter em efetivações e o salário médio será de R$ 1.648.

Entre as principais vagas temporárias estão as funções de vendedor (29%) e ajudante (24%) e quase 50% devem ser preenchidas sem carteira assinada.

Joana Cunha com Fernanda Brigatti, Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.