Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Setor aéreo espera que espanhola traga ações para evitar novo caos quando assumir Congonhas

Aena afirma que não cabe responder sobre aeroporto porque gestão ainda não foi repassada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois do incidente com o jato particular que provocou caos em Congonhas no domingo (9), executivos no mercado de aviação avaliam que o grupo espanhol Aena, que arrematou o aeroporto no leilão de agosto, deverá anunciar medidas para mitigar problemas semelhantes no futuro.

Procurada pelo Painel S.A., a empresa afirma que a gestão ainda não foi repassada à concessionária, portanto, não cabe ela responder sobre o aeroporto de Congonhas neste momento.

O incidente com o avião de pequeno porte gerou centenas de cancelamentos de voos com prejuízos milionários e transtorno para milhares de passageiros, levantando no setor um questionamento antigo sobre a presença em Congonhas da chamada aviação geral, categoria que abrange os voos não regulares, de aeronaves como helicópteros e aviões particulares.

Imagem mostra multidão de passageiros no aeroporto de Congonhas.
Passageiros no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no domingo (9), quando a pista principal ficou interditada por quase nove horas - Danilo Verpa - 10.out.22/Folhapress

A Abear (associação de companhias aéreas que reúne empresas como Gol, Latam e Voepass) diz que já havia enviado um comunicado à Infraero no mês passado pedindo restrição dos aviões de pequeno porte na pista principal, especialmente nos horários de pico, de modo a evitar problemas aos passageiros da aviação comercial, como o que aconteceu no domingo.

Uma das críticas foi à demora em solucionar a situação. O avião levou nove horas para ser removido.

Especialistas no setor afirmam que medidas como a adoção de um Aircraft Recovery Kit usado em Viracopos poderiam ajudar. O equipamento, que serve para remover aeronaves quebradas, chegou em Viracopos em 2013. A ferramenta tem um trailer, bolsas de ar, macacos hidráulicos, compressor, cintas de aço para içamento e outros acessórios que podem levantar uma aeronave de até 223 toneladas, segundo o aeroporto.

Procurada pelo Painel S.A., a Infraero diz que "seguiu todos os procedimentos de precaução exigidos para o caso concreto, evitando assim danos e riscos maiores".

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.